Decorar um quarto infantil requer atenção aos detalhes. Isso pois a escolha dos móveis, das cores e da disposição dos itens de decoração, devem ser estrategicamnte posicionados. Esse cuidado serve para facilitar o dia-a-dia dos adultos, que cuidam das crianças e da organização do ambiente, mas também para entreter e suprir as necessidades das crianças também. Pensando nisso, aqui vão algumas ótimas dicas e inspirações para te ajudar nessa tarefa. Confira!
7 dicas para mobiliar um quarto infantil alegre e criativo
Confira abaixo as dicas básicas para ajudar você a planejar o quarto das crianças. Desta forma, você pode aliar funcionalidade e decoração neste espaço especial.
1- Crie um projeto: antes de escolher o tema ou mobiliário que mais lhe agrada, é importante planejar cada detalhe. Tire medidas do ambiente e planeje o que deseja incluir em cada cantinho, defina o que é necessário para deixar o ambiente confortável e funcional.
2- Móveis no tamanho certo: é importante que todos os móveis sejam selecionados não só por modelo, mas por tamanho. Pense em como ficará no quarto, se não obstruirá a circulação e como será utilizado no dia a dia. Se você tem espaço muito limitado, pense em comprar móveis personalizados.
3- Defina o tema: O tema do quarto costuma ser o destaque do design. Utilizando um tema específico ou apenas cores, é importante que tudo seja decidido com antecedência para combinar com os móveis e elementos decorativos.
4- Cama dobrável ou beliche para quartos compartilhados: se o quarto for compartilhado, é bom pensar em camas dobráveis e beliches. Desta forma o quarto fica mais funcional e acrescenta mais um elemento de diversão enquanto dorme! Também é possível utilizar camas alinhadas horizontalmente ou verticalmente dependendo da disposição do quarto.
5- Defina um espaço para os brinquedos: os brinquedos são para os mais pequenos, por isso é bom pensar em locais onde possam ser guardados. Caixas de madeira são populares, mas você também pode usar sacolas de brinquedos ou um organizador. Dessa forma, você garante que tudo fique ao alcance da criança, sem que tudo fique espalhado pelo quarto.
6- Faça um design dentro orçamento: Se quiser economizar dinheiro mobiliando um quarto, você tem duas alternativas. Uma delas é reaproveitar móveis existentes e reforma-los sem precisar comprar novos. A segunda forma é com elementos decorativos como almofadas, papel de parede, um quadrinho alegre ou uma pintura de parede que você fez. Dessa forma o quarto estará lindo, e você economizando bastante.
7- Transforme o quarto mudando a cama: o primeiro passo para transformar um quarto de criança em quarto de criança é a cama! Muitos berços são convertidos em mini camas, o que facilita muito, pois não ocupa mais espaço que o original e também evita uma nova compra. A cômoda geralmente fica de fora da decoração para dar espaço aos brinquedos, e a cadeira de amamentação pode ser substituída por uma mesinha com cadeira para que a criança possa ler e desenhar.
Estas são maneiras inteligentes de aproveitar ao máximo o espaço de um quarto de criança pequena. Na hora de planejar é importante levar em consideração que este cômodo não será utilizado apenas para relaxamento, mas também para entretenimento, por isso preste atenção em cada detalhe!
25 fotos de quartos infantis pequenos com designs divertidos e funcionais
Abaixo separamos diferentes modelos de decoração para quartos infantis pequenos com detalhes coloridos e móveis pensados para cada espaço. Vem comigo!
1- Não importa se o espaço é pequeno
2- Sempre é possível montar algo bonito
3- E aconchegante
4- As cores dão um toque especial para este cantinho
5- Podem ser usadas na parede
6- Ou nos itens de decoração
7- Os detalhes fazem toda a diferença
8- Detalhes com o tema que a criança gosta
9- Usar os itens preferidos dela vai conquista-lá
10- Além de ficar lindo
11-O ambiente fica ainda mais alegre
12- Atente-se à escolha dos móveis
13- Para não comprometer a circulação
14- Para quartos compartilhados, encontre o que as crianças gostam em comum
15- Ou monte algo com tema neutro, que com certeza irá agradar
16- Apostar em tapetes também é uma opção bem-vinda
17- Pois deixa o ambiente mais confortável e aconchegante
18- Prateleiras são excelentes opções, pois armazenam os brinquedos e ainda decoram
19- Além de permitirem que os livros fiquem sempre à mão das crianças
20- E mantém tudo bem organizado
21- Camas divertidas servem de incentivo para que as crianças durmam no próprio quarto
22- Elas oferecem diversão até no momento do descanso
23- Além de serem super funcionais
24- O importante é atender as necessidades do dia-a-dia