Quando pensamos em obras ou em reformas, já nos preocupamos com a dor de cabeça que poderemos encontrar ao longo do caminho. Por exemplo, pedreiro atrasando a obra, gastos extras surgindo, problemas escondidos nas paredes, entre outros. Tudo isso pode transformar uma simples reforma, em um caos.
Mas, é possível fazer uma reforma ser complicações e sem maiores problemas. Como? Fazendo um bom planejamento de obra, ou de reforma. Como planejar uma reforma residencial sem sufoco? Fique atento ao nosso guia a seguir:
Planejamento da reforma da sua casa
Está preparado para começar a reforma da sua casa? Ainda não? O início de uma reforma ou uma obra é mesmo desafiador. Sabemos de antemão que será um período longo e que vai alterar nossa rotina.
Porém, esse período de reforma pode ser mais tranquilo se você se preparar. Para te ajudar fizemos um passo a passo a seguir, com ele você irá conseguir planejar uma reforma residencial.
Qual é o objetivo da reforma?
Antes de planejar uma reforma residencial, você deve levar em conta o objetivo dessa reforma. Saber quais os fins dessa reforma vai te ajudar a traçar metas de prazos e de execução de etapas da reforma.
Por exemplo, pense se essa reforma é para você aumentar o valor de venda do seu imóvel, ou se essa reforma é apenas para reparar alguns danos existentes, ou ainda se é para aumentar a casa. Esse é o primeiro passo no seu planejamento.
Caso a reforma seja para aumentar o valor do seu imóvel, você deverá caprichar nos acabamentos. Notou? Como definir o objetivo é fundamental para todo o planejamento da obra?
Defina o orçamento
Chegou a hora de definir um orçamento. Quanto você pretende gastar nessa reforma? É importante colocar um teto, para não extrapolar na hora da escolha dos materiais, principalmente nos materiais de acabamento.
Lembre-se de sempre colocar uma margem acima, para não ter surpresas no decorrer da reforma.
Contrato profissionais qualificados
Agora, com o objetivo da reforma definido, metas estabelecidas e o orçamento calculado, chegou a hora de contratar bons profissionais. Economizar em mão de obra pode ser a ruína da reforma. Por isso, contrate profissionais habilitados e de confiança.
Nesse ponto, você deve levar em conta que cada etapa da reforma será necessário um tipo de profissional: engenheiro, arquiteto, pedreiro, azulejista, eletricista, entre outros.
Conheça as novidades do mercado
Sempre que fizer uma reforma residencial, verifique o que existe de mais novo no mercado. Por exemplo, hoje em dia existem materiais novos e com alta tecnologia para a restauração de paredes danificadas por infiltrações, ou outro problema. Com esses materiais você não precisará quebrar paredes e nem fazer grandes sujeiras.
Conhecer esses novos materiais vai te poupar dias de obra e dinheiro. Por isso, peça sempre uma segunda opinião de profissionais atualizados, que conheçam novos produtos e novas formas de serviço.
Desafios de uma reforma residencial
É claro que nem tudo será flores. Uma reforma grande ou pequena dá trabalho, afinal de contas, estamos falando de coisas que estão além do nosso alcance. Aproveite que agora você já sabe como planejar uma reforma, e fique ciente de alguns desafios que poderão surgir, assim, seu estresse será menor.
Alguns desafios que está fora do seu planejamento da reforma, são:
- Atraso na entrega de materiais;
- Atraso na execução de determinado serviço, devido a imprevistos do profissional ou do mau tempo;
- Gastos extras com materiais;
- Problemas escondidos na estrutura, por exemplo;
- Entre outros.
Mesmo com todos os desafios que uma reforma traz, o resultado valerá a pena. Será um período desafiador e de paciência da sua parte. Por isso, faça um bom planejamento de reforma e colha os benefícios.