A espada de São Jorge (Dracaena trifasciata) é uma planta imponente e considerada por muitos poderosa. Seu grande diferencial é que é uma planta de fácil manutenção e conhecida pela capacidade de proteger o meio ambiente e a entrada da casa. Confira seu significado, espécies, dicas de cultivo e até ideias de como utilizá-lo na sua decoração!
O significado espiritual da espada de São Jorge
As folhas servem como amuleto de proteção, pois muitas pessoas utilizam a espada de São Jorge como forma de atrair energia positiva para o ambiente e bloquear a entrada de energias ruins. Por isso, quase sempre está localizado próximo a portas, portões e halls de entrada da casa. Na Umbanda é chamada de espada de Oguma e acredita-se que a planta tenha o poder de afastar o mau-olhado e a inveja. Há também quem use a planta como símbolo de bem-estar. Por ser considerada uma planta mística, também é utilizada em feitiços e banhos protetores.
Como plantar e cuidar da espada-de-são jorge

Você não precisa ser um mestre jardineiro para cultivar sua Espada de São Jorge! Confira as principais medidas para ter sucesso com esse cultivo:
- Iluminação: é uma espécie muito resistente que pode ser cultivada à sombra, semi-sombra e pleno sol. Por isso escolha o cantinho da casa que você prefere, seja ele interno ou externo.
- Rega: regue regularmente, cerca de uma vez por semana, mas verifique sempre se o solo está seco antes de regar. No inverno, espalhe ainda mais a rega. É uma espécie exigente com rega excessiva que pode apodrecer as raízes.
- Fertilização: O fertilizante, por exemplo, NPK 10-10-10, deve ser adicionado uma ou duas vezes por ano, de preferência na primavera.
- Planta venenosa: A espada de São Jorge é uma planta tóxica. Este é um detalhe a considerar se você tem filhos ou animais de estimação, como cães e gatos. É ideal cultivá-lo em locais elevados ou em suportes de plantas para mantê-lo fora do alcance dos animais de estimação e evitar acidentes.
- Transplante: por se tratar de uma planta de rápido crescimento, pode ser necessário transplantá-la para vasos maiores devido ao espalhamento de suas raízes, podendo até quebrar os recipientes. Se desejar, você pode decidir dividir em novas mudas e plantá-las em vasos menores. Podas de retenção podem ser necessárias em canteiros para evitar invasão de áreas indesejáveis. Sempre que aparecerem folhas amarelas ou secas, retire-as para dar lugar a novas.
- Crescendo na água: embora não seja uma planta aquática, a espada de São Jorge também pode ser cultivada na água. Pegue uma folha ou muda e coloque em um recipiente com água limpa e deixe em local longe da luz solar direta. Troque a água a cada 2 dias. Desta forma as raízes começaram a se desenvolver e você pode transferir a planta para um novo vaso.
Confira o curso completo sobre Paisagismo de renomado professor de Paisagismo Marcelo Marttins
Veja mais dicas em vídeos selecionados: